UHuuu! Vamos falar de animais! |
Bom dia, boa tarde, boa noite universo, hoje o assunto é sério (sempre quis dizer isso). Não pude deixar de notar enquanto estava acessando o G1 - do qual sou leitor assíduo - que notícias envolvendo uma certa raça de cachorro causam muita polêmica, além de dar um ibope para o site. A raça em questão é o "pit bull", muitos a temem e querem a erradicação do referido Canis lupus (cão) no Brasil e eu como defensor de qualquer tipo de animal (baratas também) tinha que entrar nessa polêmica.(enquanto você lê isso, alguém esta sendo devorado por um pit bull, ou não)
Assunto diverso de hoje: Pit bull, arma ou cão?
Eu não mordo! |
Lobo na pele de cordeiro? |
x
Passei uns dias pesquisando sobre a raça e encontrei opiniões divergentes, mas por fim compreendi melhor essa raça. Agora dividirei com vocês o que aprendi sobre eles neste período de tempo e espero que acabe o preconceito de alguns e conscientize outros.
Pit bull é um termo que denomina várias raças de cães incluindo, o American Pit Bull Terrier, o American Staffordshire Terrier e o Staffordshire Bull Terrier, e os cruzamentos entre essas raças. É mais comum usar o termo pit bull para representar o American Pit Bull Terrier já que é preferido dos 'criadores'.
O APBT teve sua criação proibida em alguns paises, como Canadá (invejosos porque queriam um 'Canadian' Pit Bull Terrier). E em outros países tem sua criação controlada e apenas autorizada pela justiça, como Inglaterra. Nos Estados Unidos sua criação está rigorosamente controlada em alguns estados e banida em outros (Mothefuckas no meu próprio país! -American PBT)
Pit Bull observa a sua vítima, preparando o ataque. |
A raça tem origem aproximada do século XIX, eram usados nos chamados bull baiting - espetáculo sádico onde os cães lutavam contra touros, com a desculpa de que era para amaciar a carne - quando este 'show' foi banido os Bulls e Terries (Neste período não haviam os pit bulls modernos, por isso se enganam aqueles que dizem que o pit bull era usado para luta com touros), foram usados em rinhas cão contra cão além de matar ratos (praga da época). Com o passar do tempo e os cruzamentos surgiram os pit bulls como conhecemos hoje.
Camila sua cuzeira estamos à sua captura! |
Porque essa explicação toda? Bem, não podemos julgar aquilo que não entendemos certo? continuando, em meados de 1900 eles chegaram aos Estados Unidos (terra das oportunidades, soy loco por ti America, soy loco por ti amore...) e daí para o mundo foi apenas um salto. Se levarmos em conta a capacidade de um pit bull, podemos considerá-lo como uma arma letal:
- Existem cálculos que estimam que a mordida do Pit Bull é de aproximadamente 1.500 kg (1,5 Toneladas). Perde apenas para o Tubarão e o Rotweiller, mas apenas ele pode respirar enquanto segura um objeto.
- O Pit Bull é capaz de executar 7 mordidas em apenas 5 segundos.
- No desenvolver de uma mordedura rápida com violência entra em tetania (troca de íons muito rápida), o que faz com que a mandíbula trave e não abra.
- Um salto de um Pit Bull treinado pode chegar até os 4 metros no salto em escalada, e 10 metros no salto em distância.
Ainda existe outro fator, mas antes ressaltarei as Características Oficiais da raça.
As características essenciais do American Pit Bull Terrier (APBT), segundo o Padrão Oficial da Raça, são a resistência e auto-confiança. A raça gosta de agradar e é cheia de entusiasmo. O APBT é um excelente cão de companhia e é notável o seu amor por crianças. Pode ter o focinho reto ou curvo, predominando o primeiro.
Pelo fato de a maioria dos APBTs apresentarem certo nível de agressividade contra outros cães, bem como o fato de seu físico ser poderoso, a raça necessita de proprietários que os sociabilizem cuidadosamente e que treinem para obediência os seus cães. São cães com um alto nível de energia, não devendo assim ficarem presos num espaço pequeno, muito menos em correntes.
Como ele pode ser uma excelente companhia mesmo atacando a tudo e todos?? Eu explico! As características oficias valem para o APBT puro, não mestiço. O que os 'criadores' (se é que podemos chamar irresponsáveis destes assim) estão fazendo é uma mistura indiscriminada de raças gerando mestiços extremamente agressivos. Sou a favor de um controle rígido com a criação dos cães considerados perigosos (pit bull, o Fila brasileiro, o Tosa japonês e o Dogo argentino.), castração e um controle de população. O cruzamento de raças tem que acabar e os criadores irresponsáveis também!
Malditos criadores, até quando ficarão impunes? |
A sua agressividade está associada a um gene recessivo podendo ser controlada a partir de criadores responsáveis, que devem ter a consciência de não vender tais exemplares a pessoas com perfil psicológico desviado, vendendo apenas para outros criadores já cadastrados nas suas bases de dados e que terão a responsabilidade de treinar tais animais. Normalmente em cada ninhada (aproximadamente de 8 a 14 filhotes, tendo casos de até 17 filhotes que se mantiveram vivos e sadios) a percentagem de filhotes “bravos” é de 10%, ou seja, na grande maioria, apenas 1 filhote se mostra com tal comportamento.
Eu assumo que era uma dessas pessoas que não compreendia a raça, mas agora defendo os pit bulls e sou contra erradicação, porém quero um controle de população e registro dos animais para que estes supostos 'donos' sofram duras penas pelos animais que são criados de forma errada e para fins levianos e mesquinhos.
Algumas pessoas que têm preconceito contra pit bulls acabam cometendo atos que eu desaprovaria até mesmo dos animais mais irracionais.
Caso do Dallas, pit bull que foi queimado. |
Seus comentários aqui têm algum valor (ou não), por isso não deixem de comentar sobre o assunto.
Fontes de inspiração:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pit_bull
http://www.suapesquisa.com/cachorros/pit_bull.htm
http://patavip.blogspot.com/2009/04/curiosidades-sobre-o-pit-bull.html
http://www.sempretops.com/informacao/saiba-tudo-sobre-caes-da-raca-pit-bull/
Comentários
Postar um comentário